A sigla OKR significa Objectives and Key Results, em português claro, Objetivos e Resultados Chaves. A metodologia OKR tem como propósito definir objetivos claros, mensuráveis e relevantes para a sua empresa e alinhá-los de maneira simples e flexível com a equipe.
Metodologias de planejamento tradicionais acreditam que existe um único caminho para o sucesso.
Estratégia: Estabelecida de cima para baixo com base em dados estatísticos anuais.
Tática: Grandes apostas, com projetos longos que seguem uma abordagem de gestão em cascata e longos ciclos de feedback
Cultura & Governança: Processos focados em comando e controle.
A metodologia de OKR acredita que existem vários caminhos possíveis para alcançar o sucesso.
Estratégia: Orientada por dados, iterativa e focada na validação de hipóteses.
Tática: Experimentos seguros para falhar com ciclos curtos de feedback.
Cultura & Governança: Processos focados em criar autonomia. Em vez de controlar planos detalhados, a liderança tem o papel de munir à equipe com o contexto e autonomia necessária para tomar decisões inteligentes.
A gestão tradicional requer um esforço desproporcional da liderança - que é colocada em uma posição de prever o futuro e determinar um plano infalível para o sucesso - e engessa a organização ao redor de um plano único revisado anual ou bi anualmente.
A metodologia OKR possibilita que a sua equipe teste diversas hipóteses, trabalhando em várias frentes para alcançar seu objetivo, mensurando o impacto de suas ações e ajustando a estratégia de acordo.
É um modelo leve, de cadência rápida, que aumenta o engajamento e o alinhamento dos times, trazendo foco e produtividade para a execução do seu planejamento. O objetivo é assegurar que todos caminham na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.